Design e Fotografia

Just another WordPress.com weblog

Helvetica, o filme

leave a comment »


O filme do Gary Hutswit, de 2007, Helvetica, sobre a fonte que hoje pertence a Linotype (www.linotype.com), a Helvetica, de 1957 – desenhada por Max Miedinger, que deveria ter o nome de Neue Haas Grotesk (afinal a fundição era suíça, se chamava Hass – mas acabou chamada de “da Helvetia” nome romano daquele pedaço da Europa), é um embate entre duas visões distintas, aquela na qual o design se originou, a da funcionalidade e do modernismo (Bauhaus, ULM) e a contaminação artística do design, nos dias de hoje, pela “expressividade”, a necessidade de individualidade do “artista” (curioso, 25 anos atrás, designer não era artista, nem para os designers nem para os artistas plásticos), em um mundo onde artes plásticas se tornou algo muito restrito, de muito poucos para outros menos.

Eu sempre separei o que é meu trabalho como designer, suas necessidades e as do cliente e meu trabalho pessoal, “artístico”. Podem haver óbvias semelhanças, mas há diferenças claras. Um é para ser reproduzido, seja em capas de livros, projetos gráficos de jornais, de revistas, sinalizações, logotipos. O outro para ser pendurado na parede. Misturar os canais nunca deu muito certo.

No filme, a designer americana Paula Scher critica a Helvetica como sendo a fonte dos republicanos, conservadores, da guerra do Vietnã e das grandes corporações. E que seria a fonte da guerra do Afganistão, pois essa seria a mesma guerra. É dela o atual logotipo do Citibank. Engraçado…uma coisa é ideologia, o discurso, outra o cliente, que é quem paga nossos trabalhos, dinheiro com o qual  pagamos nossas contas, afinal. Será que ela lavou para tirar o sangue dos mortos e feridos nas guerras?

Uma dica? Procure ser coerente com suas crenças. Ou não professe crenças que você não pode sustentar.

Written by José Antonio de Oliveira

novembro 18, 2009 às 6:31 pm

Publicado em tipografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: