Design e Fotografia

Just another WordPress.com weblog

Acabamentos. Ou o fim, afinal

leave a comment »


O acabamanto também é chamado enobrecimento, pois agrega valor ao produto gráfico. O mais conhecido hoje é o verniz localizado. Muito usado em capas de livros e de algumas revistas, normalmente mais segmentadas.

O mais comum e de melhor resultado é, primeiro, revestir a superfície com uma fina película plástica, conhecida como laminação, quase sempre fosca. Os vernizes de acabamento podem ser de máquina, UV (de secagem por luz ultravioleta), alto-brilho e bopp. Quase todos são vernizes à base de água. Outro acabamento comum é a laminação brilho (comumente chamada plastificação), que torna as capas, que são normalmente em papel mais pesado, mais resistentes e duráveis. Livros usam quase sempre cartão 250g/m2. Revistas usam papel couché 150g/m2 ou 180g/m2.

Outros enobrecimentos comum são os relevos. Quando o relevo fica acima da superfície do impresso é chamado alto-relevo. Quando fica abaixo, chama-se baixo-relevo. O alto relevo é combinado, usualmente, com o verniz localizado.

Quando a impressão, normalmente o nome da publicação e ou algum texto, na capa, é metalizada, reflexiva e com leve baixo-relevo, podendo ser prateada, dourada, cobreada, vermelha, azul ou verde, é resultado da impressão à quente de uma fita metalizada, processo chamado hot stamping.

Os recortes diferentes do formato da publicação ou internos a ela são chamados de facas e são os mais caros. Facas são muito usadas na fabricação de embalagens. Podem ser de corte e de vinco, quando apenas marca a superfície do material, para permitir a dobragem.

Estes são os enobrecimentos mais comuns, mas não são os únicos e a cada dia inventa-se alguma nova solução para tornar os produtos impressos mais atraentes.

Bem, esse período é só. Boa prova, boas férias!

Written by José Antonio de Oliveira

novembro 22, 2009 às 4:20 pm

Publicado em Impressão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: